Retenção prolongada de molares decíduos: Diagnóstico, etiologia e tratamento.
Flávia Santos Teixeira, Vera Campos. Et al. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maringá, v. 10, n. 3, p. 125-137, maio/jun. 2005.
A Erupção dentária é o processo no qual o dente migra de sua localização intra-óssea até sua posição funcional na cavidade oral.
Os fatores etiológicos, sejam de origem local, ambiental ou genética, podem influenciar o processo de erupção dos dentes permanentes.
A retenção prolongada dos molares decíduos exige atenção por parte do clínico geral, do odontopediatra e do ortodontista, pois ao impedir a erupção normal dos sucessores pode causar danos à oclusão do paciente.
A reabsorção normal ou rizólise dos caninos e molares decíduos é um pré-requisito para a erupção normal de caninos e pré-molares.
O processo de reabsorção, uma vez iniciado, não procede de forma contínua, ou seja, é interrompido por períodos de deposição óssea
na superfície reabsorvida.
Durante a erupção do dente permanente, o osso alveolar e as raízes
dos dentes decíduos são reabsorvidos em extensão maior que a necessária para o movimento eruptivo do mesmo. Este excesso de reabsorção é reparado
por nova formação de osso e cemento no período de repouso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário